quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Relatório da Assembleia de Comunicação da diocese de Juazeiro nos dias 15-17 de Agosto de 2008, em Pilão Arcado.


De 15 a 17 de agosto, aconteceu em Pilão Arcado a Assembléia de comunicação da diocese de Juazeiro, com os seguintes objetivos: retorno de atividades, debate sobre comunicação alternativa, e formulação do calendário da equipe.Desta forma, o primeiro momento do dia 15 (sexta) foi destinado a apresentação dos participantes , definição dos horários da casa, seguindo de acolhida da equipe de Pilão Arcado e coordenação do Sedica.

A programação ficou definida em (sábado) levantar 6hr, oração 7:00 hr, café 7:15 hr, inicio dos trabalhos 7:45, discursão sobre comunicação alternativa no território, lanche 10:00hr, retorno 10:15hr, trabalhos em grupo 11:00hr, apresentação 12:00hr. Retorno do almoço 14:00hr, lache 16:00hr, retorno do lanche 16:15hr, apresentação dos trabalhos até 17:00hr, 18:00hr jantar. (domingo) 7:15 hr café, 7:15 trabalhos calendário e avaliação, saída 10:00hr. Ainda foram definidas as equipes para oração, limpeza e organização da noite cultural.

No dia 16 (sábado), foi destinada uma hora e meia para argumentações sobre a comunicação alternativa no território.
Lise do Sasop iniciou falando dos novos sistemas de comunicação e do trabalho que Sasop vem desempenhando junto com parcerias, apoiando os meios de comunicação alternativa, para tanto, citou a sociedade com o Sedica. No decorrer de sua fala, citou o programa PI+2 desenvolvido pelo Sasop, com proposta de sistematizar as informações relacionadas à convivência com o semi-árido através de boletins informativos, documentários e programas de rádio.Concluindo explicitou a importância dos protagonistas destas experiências de convivência com o semi-árido de terem acesso a estes dados.

Marcelo comentou da importância das informações veiculadas no rádio na região do interior de Pilão Arcado. Na discursão, Claudivan fez um comentário sobre o trabalho dos jovens no bairro Kidé em Juazeiro, que desenvolvem um projeto de comunicação chamado Vozes da Periferia, através de boletins informativos, programa de rádio e acessória para entidades. Pediu ajuda a parceria do Sedica, para auxiliar na capacitação dos membros do grupo e também na elaboração de projetos, pois a maior necessidade do mesmo é a questão financeira.

Seqüenciando, Vinicius relatou questões de como se encontra a comunicação alternativa dentro das universidades de comunicação Social. Deste modo, buscou argumentos do ambiente universitário que vive, Uneb, onde alguns estudantes já organizaram encontros para a discursão do tema, como o ERECON, encontro regional de estudantes de comunicação social, onde aconteceram visitas à núcleos que desenvolvem atividades nesta área. Continuou a fala, destacando o jornal que o grupo de Pinhões desenvolvia com noticias da comunidade, sendo impressos 500 exemplares. Teve fim por motivos financeiros.

Ele comentou do processo que as rádios comunitárias sofrem perante a constituição e sobre o projeto que a UNEB, está realizando no território do São Francisco, a partir de mapeamentos das rádios comunitárias, alto-falantes e etc., havendo depois um seminário para dar reforço a estes meios de comunicação. Ainda Vinicius fez, uma reflexão do termo ”comunicação”, falando que a mesma está impregnada no homem, que em si é um ser comunicativo.

Lise contribuiu na fala, reforçando a idéia que a mídia não está preocupada com as informações inerentes ao popular. A plenária relatou o olhar que as universidades tem sobre a comunicação voluntária.

Juvenal Lemos fez um balanço sobre a situação das rádios comunitárias existentes nos municípios da diocese de Juazeiro, dando espaço para a assembléia comentar. Então, Edmundo citou o trabalho da rádio em Pilão Arcado que não tem uma programação de caráter comunitário. Delaídes comentou como é a rádio de Curaçá e necessidades que a mesma enfrenta, como falta de jornalismo na programação.

Seguindo as abordagens, Dora de Uauá, relatou a necessidade que a rádio da cidade ,Luz do Sertão, enfrenta em relação à falta de conhecimento do que caracteriza uma rádio comunitária, como também a falta de verba para o pagamento dos equipamentos. Jeová, acrescentou a plenária à dificuldade de uma visão de rádio comunitária em Sento Sé. Graciane falou que a rádio Liberdade em Campos, está desprovida em termos de capacitação dos locutores. Nilton, retratou a rádio de Remanso, que está com falta de comunicadores e de um jornalismo voltado à cidade, assim como uma produção que o faça acontecer.

A partir destas discursões, os participantes reuniram-se em grupos para debater os problemas apresentados e trazer desafios e propostas para toda plenária. Desta forma o grupo I trouxe como propostas: realização de uma assembléia de comunicação alternativa territorial, seguido de um fórum; criação de um material impresso com noticias populares a nível territorial ou resgate dos que já existiram; criação de uma página na Internet. O grupo II apresentou como desafio, jornalismo nas rádios em foco Curaçá e Pilão Arcado e como propostas criação de um blog, e-mail do sedica, usar espaços nas celebrações para divulgação dos trabalhos do Sedica, retorno das reportagens dos correspondentes no programa Voz do Velho Chico, capacitação para novas tecnologias e formação para o sistema de alto-falante.

Já o grupo III, trouxe como desafio o registro profissional dos comunicadores, e como propostas capacitação para os diretores e associados das rádios comunitárias, preparar equipe de jornalismo nas rádios, capacitar na elaboração de projetos e buscar informações sobre rádio educativa.

Na parte da tarde, Juvenal explicou o andamento da concessão do registro para os comunicadores. Das propostas apresentadas, as que serão encaminhadas são: A realização da assembléia territorial seguida da proposta do fórum; criação de um conselho editorial para o boletim informativo; atualização do site da diocese; retornar o trabalho dos correspondentes; capacitação das novas tecnologias como para o sistema de alto-falantes; formação para gestão/ legislação e auto-sustentabilidade para diretores e associados nas radcom; preparar uma equipe de jornalismo nas radcom; capacitação em elaboração de projetos; e retorno do uso os espaços existentes para a divulgação da comunicação alternativa.

Após estas aprovações houve o momento de organização da noite cultural.

No dia 17 (domingo), foi visto de inicio a escolha dos participantes da oficina de audiovisual, desta forma os integrantes são: Nilton, Jeová, Paulo, Amanda, Edmundo, Andréia, Dora, Isael e Diana; deixando vaga para os municípios de Campo Alegre de Lurdes e Casa Nova.

Juvenal, fez entrega de gravadores digitais para alguns correspondentes de cada município, seguindo de treinamento dos mesmos. Na seqüência foram escolhidos os participantes para o encontro de articulação popular permanente de defesa do São Francisco, deste modo as pessoas são:Edmundo, Amanda, Paulo, e Lucimar.

Concluindo a assembléia, foi visto o calendário de atividades da equipe sendo definidas as seguintes datas: de 10 a 12 de outubro de 2008, encontro de correspondentes em Curaçá, tendo como palestrantes Ailton Nery e Moises Almeida. Confraternização entre os dias 8 - 12 de janeiro de 2009, a decidir entre João Pessoa e Terezina. A equipe organizadora da assembléia ficou definida em: Marcos, Paulo, Jeová, Nilton, Edmundo e Lise. A avaliação encerrou o encontro, definindo os pontos negativos que foram: equipes desorganizadas, não cumprimento dos horários e conversas paralelas. E positivos: boa participação nas discursões, alimentação, local, acolhida, o apoio do padre e da equipe de Pilão Arcado, troca de experiências e intercambio. Sugestões: ter um responsável no próximo encontro para regulamentar os horários, ter frutas no café da manhã e no lanche e decidi melhor a noite cultural.





Nenhum comentário: